Na segunda semana fui convidada para um jantar português.. ou melhor, fui convidada para ajudar a cozinhar um jantar português... eu, que nem sequer cozinho...
Mas correu tudo bem, ou melhor, correu tudo bem à portuguesa!
A ideia foi lancsada por estudantes de Erasmus portugueses que estäo aqui em Tampere, e queriam mostrar um pouco da cultura portuguesa aos outros colegas estrangeiros.
Entäo a "portuguese evening" foi assim:
Eu só soube de tudo com 2 dias de antecedência, pela internet. Nem conhecia os organizadores, só sabia que a organizadora se chamava Diana, o que era um bom comecso (näo sei o que é que deu às Dianas de Portugal, mas aqui em Tampere já somos 3!). Entäo lá apanhei o autocarro para Hervanta, que fica a uns 30 minutos do centro da cidade...
O jantar seria composto por feijoada, febras e de sobremesa arroz doce.
É claro que ninguém sabia muito bem como é que se fazia uma feijoada, mas quem näo sabe inventa. Carne de vaca, toucinho, cenouras, feijäo, tudo bem. O tempero foi tabasco (isso usa-se?) e sal, a olho.
Só depois de encher 2 panelonas e de aquilo estar tudo a ferver é que se reparou que näo havia colheres para mexer as panelas até ao fundo. Entäo desenrascou-se um pau de madeira que acho que servia para enrolar uns plásticos, mas que na altura foi promovido a colher de pau :)
Entretanto comecsaram a chegar os convidados e nós ainda tínhamos que esperar que a feijoada ficasse pronta para fazer o arroz, porque feijoada sem arroz näo pode ser, e só havia aquelas duas panelas...
O jantar já ia com uma boa hora de atraso, por isso entretiveram-se os ilustres convidados com uma saladita de tomate com azeitonas e azeite italiano... porque para ser mesmo um jantar português tínhamos que os fazer esperar pelo menos hora e meia!!!
As febras foram cozidas (cozidas??? e eu que pensava que febras era grelhadas) num caldo, mas parece que ficaram mesmo boas! Receberam elogios de todas as nacionalidades presentes.
O arroz doce foi feito enquanto se comia a feijoada, e foi a primeira vez que eu vi arroz doce ser servido quente... a deitar fumo mesmo :))) Mas teve direito a canela!
Para acompanhar tudo, música portuguesa, claro. Xutos! E quando se acabaram os Xutos passou-se à música brasileira (que bem vistas as coisas também é cantada em português, certo? e o que interessa é promover a língua!!)
Eu entretanto também consegui meter a colherada (sim, porque eu vim carregadinha de mp3!), e o pessoal ainda aguentou 3 ou 4 músicas dos Mler Ife Dada (essa grande banda dos anos 80!!! Infelizmente os outros portugueses que lá estavam acho que eram todos sub 23, nunca tinham ouvido falar deste mito nacional e näo souberam apreciar devidamente...) por isso passou-se rapidamente de novo à música brasileira, enfim...
Em resumo, a "portuguese evening"... foi um sucesso!
March 29, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment