March 16, 2005

Aqui em casa ninguém passa frio

Trouxe 3 camisolas de lä e ainda näo usei nenhuma... säo os pormenores da construcsäo finlandesa: os edifícios têm todos aquecimento central e eu pensava que eram como os nossos radiadores de óleo, porque estäo encostados à parede e têm um aspecto semelhante; mas afinal parece que aquilo funciona com água quente, que circula numa canalizacsäo especial por todos os aquecedores do prédio. E os aquecedores nem estäo sempre ligados, porque o isolamento é muito bom. As janelas säo sempre duplas (há mesmo 2 janelas em vez de uma, e a janela que fica do lado interior é de vidro duplo) e deve haver também algum tipo de isolamento nas paredes, para além do estuque, porque quando se toca nas paredes, ou no chäo, nunca estäo frios, estäo à temperatura ambiente... e depois há o pormenor do chäo da casa-de-banho ser aquecido o que, diga-se de passagem, dá muito jeito :)

As portas da rua de todos os edifícios também säo duplas, geralmente há uma antecâmara entre as duas que é aquecida com ar quente, suponho que de um aparelho de ar condicionado.

O que é certo é que após já quase 3 semanas eu ainda näo apanhei nenhuma constipacsäo, nem dor de garganta, nem nada... mas o melhor é fazer figas :)))

PS - fica aqui desde já instituído o acordo ortográfico luso-finlandës. O "c de cedilha" passa a "cs" e o til passa a "ä" ou "ö". Näo há mais hipóteses!

3 comments:

Little Bastard said...

Ora então na Finlândia?!
Parece que desta te escapaste do meu jantar de aniversário no Bolshoi!!!

Anonymous said...

não me digas que não tens saudades das inolvidáveis frinchas dos edifícios portugueses, por onde entra frio e vento e o esplendoroso sol de 40 graus?? :)
e fotos? não há fotos? queremos fotos! podes provar tudo isso que afirmas, hum? :p :)
bjnh. MJ

Anonymous said...

Ola, what's up amigos? :)
In first steps it's really nice if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)