May 23, 2010

E para terminar, o diploma



Foi no dia 21 de Maio que me entregaram o diploma. Junto a mim estão outros colegas do MediaLab que também se formaram nesta leva. Quando iniciámos o curso entrámos para a Universidade de Arte e Design de Helsínquia. Mas agora somos mestrados pela Universidade Aalto, porque entretanto a universidade fundiu-se com outras duas. Somos a primeira fornada de diplomados pela Aalto.

Eu demorei 4 anos a completar o mestrado que deveria durar apenas 2. Mesmo assim estou na média: no meu ano entraram 24 alunos, e até hoje só se formaram 12, já contando comigo. Os outros arranjaram entretanto família, emprego... os estudos vão-se atrasando.

E assim se encerra um capítulo nesta diáspora. Agora falta saber se, tendo o mestrado, continuarei na Finlândia ou não...

May 13, 2010

Finalmente, a tese



Demorou 4 anos mas finalmente está completa. Agora sou Mestre de Artes (MA) em Novos Media. A tese escrita pode ser consultada aqui ou ali em cima, e a parte prática é o seguinte site:

http://www.esajaesineet.com

Em resumo, a tese descreve o processo de concepção e planeamento (como é que se traduz "design" em português, como era?) de um serviço online para o Museu do Design de Helsínquia, o qual promove e facilita a realização de actividades educativas relacionadas com o Design nos jardins de infância Finlandeses.

As crianças e educadores nos infantários são encorajados a partilhar as respectivas experiências de aprendizagem, dificuldades e sugestões com os educadores do Museu. Para isto têm à disposição várias ferramentas de interacção social e partilha de conteúdos: fórums de discussão e meios de partilha de vídeos, fotografias e outros documentos digitais.

May 12, 2010

Ver o médico por email

Ainda que os Finlandeses se queixem do seu sistema de saúde, eu tenho tido boas experiências. O sistema aqui está dividido em dois (que eu tenha conhecimento). Um serve a população em geral; e outro serve apenas os estudantes.

Recentemente, por suspeita de um problema de saúde, fui consultar um médico de clínica geral ao hospital dos estudantes.

A consulta foi marcada por telefone, o dia e a hora. Quando no dia marcado cheguei lá, 10 minutos antes da hora marcada, o hospital estava vazio, como de costume. Nem há salas de espera, só há umas cadeiras à porta de cada sala de consultório. Sentei-me e à hora marcada a médica abriu a porta e chamou o meu nome. Não precisava, porque só lá estava eu: não marcam consultas para várias pessoas à mesma hora.

Examinou-me e achou por bem pedir uns exames. Deu-me o email dela antes de me vir embora para eu a informar depois de fazer o exame. Fui marcar o exame ao andar de baixo. O tempo que passou entre entrar e sair do hospital, com consulta feita e exame marcados foi uns 40 minutos, se tanto.

O resultado do exame foi enviado directramente para ela. Quando ela recebeu esse resultado, mandou-me um email com a sua opinião e informou-me que ia pedir mais outro exame. Disse que me ia deixar uma guia na recepção do hospital e a morada do sítio onde eu devia ir fazê-lo. Pediu-me para lhe enviar um email de volta depois de eu fazer o segundo exame para ter uma ideia da data em que receberia os resultados.

Fiz o segundo exame, os resultados foram outra vez enviados directamente para ela, apesar de terem sido feitos fora dos serviços exclusivos dos estudantes. Mandou-me outro email com o segundo relatório e disse que estava tudo bem. Adeusinho e até mais ver.

Portanto, tive 3 consultas, mas só na primeira foi preciso encontrarmo-nos. As outras duas foi por email. Deve ser por isso que o hospital estava vazio :)