May 12, 2010

Ver o médico por email

Ainda que os Finlandeses se queixem do seu sistema de saúde, eu tenho tido boas experiências. O sistema aqui está dividido em dois (que eu tenha conhecimento). Um serve a população em geral; e outro serve apenas os estudantes.

Recentemente, por suspeita de um problema de saúde, fui consultar um médico de clínica geral ao hospital dos estudantes.

A consulta foi marcada por telefone, o dia e a hora. Quando no dia marcado cheguei lá, 10 minutos antes da hora marcada, o hospital estava vazio, como de costume. Nem há salas de espera, só há umas cadeiras à porta de cada sala de consultório. Sentei-me e à hora marcada a médica abriu a porta e chamou o meu nome. Não precisava, porque só lá estava eu: não marcam consultas para várias pessoas à mesma hora.

Examinou-me e achou por bem pedir uns exames. Deu-me o email dela antes de me vir embora para eu a informar depois de fazer o exame. Fui marcar o exame ao andar de baixo. O tempo que passou entre entrar e sair do hospital, com consulta feita e exame marcados foi uns 40 minutos, se tanto.

O resultado do exame foi enviado directramente para ela. Quando ela recebeu esse resultado, mandou-me um email com a sua opinião e informou-me que ia pedir mais outro exame. Disse que me ia deixar uma guia na recepção do hospital e a morada do sítio onde eu devia ir fazê-lo. Pediu-me para lhe enviar um email de volta depois de eu fazer o segundo exame para ter uma ideia da data em que receberia os resultados.

Fiz o segundo exame, os resultados foram outra vez enviados directamente para ela, apesar de terem sido feitos fora dos serviços exclusivos dos estudantes. Mandou-me outro email com o segundo relatório e disse que estava tudo bem. Adeusinho e até mais ver.

Portanto, tive 3 consultas, mas só na primeira foi preciso encontrarmo-nos. As outras duas foi por email. Deve ser por isso que o hospital estava vazio :)

4 comments:

Billy said...

Nossa, isso parece ficção científica comparado com o panorama argentino. :)

Diana de Sousa said...

E claro, não paguei um tusto. Nada, nicles, zero.

TMT said...

E tal e qual como em Portugal!

Dalaiama said...

PORTUGAL É MELHOOOOR!!!
Hahaha
Volta volta volta!!!
;D