March 24, 2008

Culinária




Desde o último ano que os meus dotes culinários têm melhorado constantemente. Suspeito que uma das principais razões é a comida "enlatada" que nos servem na faculdade... depois de almoçar a comida da cantina, quando estou em casa não apetece comer mais um pré-fabricado. Aliás, eu até já tenho sentido saudades da comida da cantina da FBA estão a ver como isto vai!

Então quanto a culinária caseira tenho a dizer que o melhor que já me saíu foi um pato no forno. Pato esse que segundo descrevia a embalagem era selvagem e veio de França. Um pato distinto.

Mas desse infelizmente não houve tempo para tirar o retrato, já que estava bastante esfomeada quando ficou pronto. Ali em cima estão umas fotos de camarão e berbigão (há cá falta de ameijoas!) que foram apenas fritos com alho e sal em azeite. Limão e salsa para acompanhar.

A panqueca com iogurte, kivi e molho de chocolate tem sido um sucesso dos pequenos almoços domingueiros. Aliás esta semana houve uma variante, com gelado de baunilha batido com frutos vermelhos e coberto de chocolate. Essa também não deu tempo para retratos...

O futuro agora irá na direcção de pratos mais vegetarianos, já que estou a tentar comer menos carne de produção intensiva. Tento comprar carne sem químicos (como é que isso se chama em Portugal?) que cá vai havendo ainda que sem grande variedade (ou é carne de vaca picada, ou porco...). Também já experimentei carne de cavalo e de rena.

Enfim, quando conseguir fazer algo decente do tofu hei-de voltar ao tema.

9 comments:

mangas said...

Oi Diana!
Desde que a net faz parte da minha vida de uma outra e nova maneira eu visito-te regularmente. Houve um período longo sem actualizações. No outro dia reparei na bela fotografia (nham-nham) mas ia sem tempo de devorá-la, quer dizer, de ver o post com calma. (re-re)
Bem, para tu estares com saudades da cantina da FBA é porque aí deve-se comer mesmo mal!
De resto e a julgar pelas fotografias, parece que o teu aprendizado culinário vem sendo espectacular! Consegues pôr os nossos olhos a salivar!!!
Agora vais ter que cozinhar com menos fome, ou então cozinhar mais depressa, para chegares ao fim e poderes tirar uma fotografiazita. Vá lá, não sejas gulosa, partilha com os teus amiguinhos essas iguarias. Sabes que também se come com os olhos!...
;-)

mangas said...

Já sei! Quando vieres cá ficas tu responsável por alimentar o pessoal! Compramos os ingredientes e tu vestes o avental. Que tal?
;-P

mangas said...

Epá! Não aguento! As tuas fotos reluzentes e aromáticas deixaram-me num estado que tenho de ir comer alguma coisa! Depois não me chamem gordo!

Dalaiama said...

ANHaM! aNhAm! anHAm!
CHLEP!!! :-P

Irene Sá said...

As fotos são dignas dos melhores manuais de culinária. E a descrição anuncia uma grande mestra da cozinha.
... Se tivéssemos sabido disso antes!

Dalaiama said...

Então?! Não há mais receitas complexas e visões excêntricas de pratos deliciosos!?!
Ai, ai, ai...
;-)

mangas said...

Hhhhhmmmmmmm...

Anonymous said...

Olá Diana.

Embora habitualmente silencioso, continuo a passar por aqui regularmente, à procura de novidades tuas, mas vejo que não te tem sobrado muito tempo para dedicares a este blog.

Espero que esteja tudo bem contigo ;)


Áh, é verdade, que apetitosas iguarias! Bem fotografadas, ainda por cima ;)

Beijos, Mário.

Anonymous said...

Olá Diana! Olha, o berbigäo lá de cima é mexilhäo. ;)

Berbigäo... até já em Portugal é difícil encontrar, quanto mais aqui pela Frioländia.
Queres amêijoa? Vai ao vietnamita da Hämeentie! Ele às vezes tem!

Boa culinária! Mas vais ver que se cozinhares todos os dias como eu logo deixas de ter pachorra para estar sempre a compör e a tirar fotos... o que é bom sinal!
Bom trabalho!