June 27, 2007

Só perde direitos quem os tem...


Desde ontem que ouço e leio várias notícias na imprensa portuguesa sobre as alterações à lei do trabalho: menos férias, mais flexibilização dos despedimentos, flexibilização do horário de trabalho, diminuição dos subsídios...

E tristemente só me dá vontade de rir da ironia: porque eu conheço quem não vai ser prejudicado por esta nova lei. Os jovens qualificados e licenciados entre 20 e 40 anos não vão sair prejudicados. Porque nós, NÓS estamos (estive) noutro regime: os recibos verdes!

Só perde férias e subsídio quem tem direito a férias. Só é despedido quem foi primeiro contratado. Só tem o seu horário flexibilizado quem tem direito a ter um horário de trabalho!

Ora os jovens entre os 20 e os 40 que estão a recibo verde, já à partida não tinham direito a nada disto, portanto... NÃO NOS AFECTA NADA!

Uma breve visita ao site do FERVE (Fartos d'Estes Recibos VErdes) mostra a dimensão desta aberração: até o Ministério do Trabalho já contrata pessoal a recibo verde! Ou outra: Sabiam que os manipuladores de bonecos do Contra-Informação também estão a recibo verde?

E a foto aqui em cima foi fanada do site do Mayday Lisboa 2007, também muito ilustrativo.

Como não há dinheiro para pagar a Flexisegurança, parte-se ao meio e fica-se só com a parte Flexi. É a loucura.

3 comments:

Anonymous said...

Olá! Sou o Hugo! Tenho 22 anos e quero emigrar para a Finlândia mas estou perdido no meio de tantos sites e tanta informação. Podes dar-me umas dicas do que preciso de fazer? Desculpa este não ser propriamente um comentário a "Só perde os direitos quem os tem...".

Diana de Sousa said...

Olá Hugo,
Emigrar é uma excelente ideia, mas o que queres fazer? Estudar, trabalhar?
Vê estes sites, onde estão muitos dos que já emigraram em ambas as situações, fala com o pessoal, troca opiniões:

http://lusofin.com/forum/
http://lusofin.com/blog/

Rita Santos said...

Olá Diana, como estás?
Eu sou a Rita Santos,tenho 23 anos e este ano concluo a minha licenciatura em Design na Universidade de Aveiro e encontro-me em processo de candidatura para várias faculdades no exterior. A Finlândia é sem dúvida um país que me fascina, em especial a cidade de Helsinki. Vou-me candidatar à University of Arts and design Helsinki, no entanto, tenho alguns receios por ser tudo muito novo para mim. Vi o teu testemunho e trabalhos na página da universidade e fiquei muito curiosa em contactar-te.
Gostava de saber se me podes ajudar nesta fase importante e decisiva na minha vida?
É possível candidatar-me a mais do que um Master of Arts? Gostei em especial do plano curricular do Production design and scenography, porque tenho 17 anos de experiência de palco. Um outro mestrado é o Industrial and strategic design...para completar ao meus conhecimentos de design gráfico e industrial...
Outra questão que me preocupa é o portfólio, nunca fiz nenhum e nem sei como o fazer, apesar de já ter pesquisado muitos. Sem querer incomodar-te, deixo-te o meu contacto da universidade que vejo regularmente, e se estiveres disponível para me dares umas dicas, será uma grande alegria e incentivo para mim. a31733@ua.pt

Um abraço e muito obrigada pela tua abertura*

Muito sucesso e felicidades, Rita Santos.