May 24, 2007

Estudar, estudar



Este país que tem continuamente sido considerado como aquele que tem o "melhor sistema de educação do mundo" tem também uma elevada taxa de ineficiência escolar ao nível universitário. Para completar um MA (equivalente à nossa antiga licenciatura, 5 ou 6 anos de estudo, 300 créditos) chegam a demorar 10 anos ou mais.

Muitos alunos trabalham em part-time (apesar de todos receberem um subsídio do Estado para estudar e não haver propinas) ou já têm família, o que explica algum do atraso. Ainda assim, 10 anos parece imenso. Mas não há prescrições; o Estado apenas exige que completem 20 créditos por ano para manterem o direito ao subsídio. Quem não requer subsídio não tem limitações.

Será este atraso prejudicial para o Estado? Pois se uma das principais razões é o facto de haver muitos trabalhadores-estudantes, também é verdade que ao trabalharem eles contribuem para o Estado, pagando impostos do seu salário.

É no entanto prejudicial para as Universidades a nível de financiamento. Aqui, uma universidade é financiada consoante o número de estudantes que concluem os estudos em cada ano (atingindo o grau de bacharelato ou mestrado), e não consoante o número de novos estudantes que são admitidos para o primeiro ano. Por isso as universidades não são tentadas a admitir muitos alunos; admitem apenas aqueles que acham mais talentosos (cerca de 30% dos candidatos), e depois esforçam-se no sentido de garantir que eles concluem os cursos o mais rapidamente possível. Soa bem, mas não tem resultado...

A cada ano, cerca de 35.000 estudantes terminam o ensino secundário. Cerca de 27% vão directamente para a universidade e 18% vão para escolas vocacionais (ou politécnicos?). No entanto cerca de 60% desses 35.000 acabam por tirar um curso universitário, ainda que demore em média 2 anos até conseguirem ser admitidos.

A idade média de conclusão dos cursos (MA) é de 28,3 anos. Este ano na minha universidade a pessoa mais nova a concluir o MA tem 25 anos. No meu curso, dos 25 alunos admitidos em 2005 apenas 3 concluíram o MA agora em 2007.

(A foto é da exposição de finalistas de 2007 lá da universidade.)

4 comments:

Anonymous said...

Ena pah!! Para além de "pro" nos novos media, também andas "pro" em estatísticas!!

Eu acho que também ficava tentada a demorar 10 anos a tirar aí um MA... :D eu tenho uma visão muito poética desse país, é o que é!... Aí é que se está bem ;)

Beijinhos!!

Micaela

Shellby said...

oláá
achei o seu blog por acaso,
quando estava a procurar o preço do salário mínimo finlandÊs, eheheh

adorei !! vou sempre visitar aqui, pq eu ammoo esse país e essa cidade!

Anonymous said...

Oi, linda!

Como vai???

Encontreo seu blog por acaso e achei interessante você postar informações sobre a Finlândia.

Para mim são informações muito úteis, pois pretendo me mestrar em uma universidade finlandesa... =]

Passarei sempre por aqui para ler seus novos posts!

Um grande abraço e muito sucesso pra você!

Atenciosamente, Ludmilla.

Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny