April 26, 2005

O país das noites eternas? Era bom, era...

A cada semana que passa ganhamos aqui mais 20 minutos de dia.

Ainda não estamos em Maio e já só anoitece às 22h. Às 4 da manhã já é de dia outra vez, o que é um problema porque como os finlandeses têm a mania que a Finlândia é o país da escuridão nem lhes passou pela cabecsa que as janelas podiam ser apetrechadas com essa maravilhosa invencsão dos países do sul chamada persianas!... É um facto: em prédio nenhum existem persianas, só umas cortinazitas do lado de dentro. Mas que raio!... é assim que todos os estudantes do sul em Lapinkaari, em Hervanta, e muito provavelmente em todo o país andam a acordar às 4:30h, quando o sol radioso da Finlândia nos entra pelo quarto adentro, olha que eu agora não me importava nada que isto fosse a tal terra sombria que me venderam nos livros turísticos.

Então aqui fica, para todos aqueles que acham que isto é o país dos morcegos. É mentira!... Essa terra só existe na cabecsa dos finlandeses. Só é escuro entre Novembro e Janeiro, o resto do ano é perfeitamente normal, e entre Maio e Setembro há mais luz aqui que em todos os países mediterrânicos juntos!!!!

Pronto, foi só um desabafo... alguém conhece empresas que vendam estores e persianas? É que isto podia ser uma verdadeira mina de ouro...

4 comments:

Anonymous said...

Ola Diana! Que belas dicas me das acerca das tao preciosas cortinas... pelo menos para quem, como eu, abre a pestana com o primeiro raio de sol... aiai, como e que vou sobreviver???? ok, escreve a Camila (lembras-te? FBAUL???) e vou fazer um estagio em Helsinquia de 15 Junho a 31 Agosto... ;) o Joao Fernandes disse-me que estavas por ai... o que fazes por essa latitude? durante quanto tempo vais estar por ai? Eu estou a procura de casa... se souberes alguma coisa mandas/me a dica? O meu e-mail e: ana.c.amorim@netacbo.pt Beijos e abracos! AC

Anonymous said...

Diana, tenho lido o teu blog.
Era só para te mandar um beijinho, Nuno

Anonymous said...

Desculpa não ter tempo para comentar os teus posts mas tenho-os lido todos. É só para te informar que existe uma coisa chamada e-messenger, que te permite aceder ao MSN através do Explorer, ou Nescape (se é que ainda existe) sem necessidade de instalação do programa. É o que uso quando estou no estrangeiro em hoteis que não têm o msn instalado. Funciona lindamente: www.e-messenger.net
Bjokas aéreas. Diana Loira (até nova ordem)

Luciana said...

"...para todos aqueles que acham que isto é o país dos morcegos. É mentira!..." hahahaha
Muito bom!
Diana, descobri seu blog hoje pesquisando sobre "estudar design na Finlândia" e estou lendo todos os posts pois te achei divertida e informativa ao mesmo tempo.
Sonho em estudar design na Aalto também, já sou formada (como designer de produtos) e fiz aplicação para um Master por lá este ano, mas ainda não foi desta vez, infelizmente.
Ah, na verdade não sou portuguesa, sou brasileira, não sei se deu pra reparar pela diferença de português escrito, mas talvez não, hehe.
Você está morando agora em Helsinki, certo? Quem sabe em breve não estarei por aí também...:)
Bom, enfim, vou continuar lendo os seus posts aqui. Beijos e até.