January 16, 2008

Ensinar o Design aos meninos e meninas



A razão de este blog ter andado tão silencioso é porque o ritmo de trabalho na UIAH tem acelerado nos últimos 2 meses. Não tanto nas aulas, mas envolvi-me num projecto entre a universidade o Museu do Design de Helsínquia, com esperança de poder através dali desenvolver a minha tese de mestrado.

O tema da tese tem a ver com a criação de canais de TV na internet, com o desenvolvimento de conteúdos para esses canais e possíveis métodos de interacção com o público alvo.

O Museu do Design de Helsínquia tem realizado workshops com crianças para ensinar o que é o Design, o que é o processo de design, e mostrar objectos do dia-a-dia criados por designers finlandeses. Mas para realizar esses workshops tem de deslocar duas das suas guias aos jardins de infância, e por isso até agora os workshops têm sido privilégio apenas para as criancas que frequentam os infantários mais perto do museu.

O que estamos a tentar fazer é desenvolver um método através do qual os workshops se possam realizar sem a necessidade da presença das guias do museu nos infantários. Para isso preparámos alguns vídeos que as educadoras de infância podem utilizar para conduzir elas próprias os workshops. Estes vídeos serão distribuídos através do canal de webTV do museu, que também estamos a planear e que ficará alojado no YouTube. Após a realização do workshop as educadoras poderão criar um pequeno vídeo que mostre o resultado do trabalho das suas crianças e submetê-lo no canal de webTV do museu.

Já há um blog a funcionar para documentar o processo, está aqui:

TheSecretLifeOfObjects.blogspot.com

Daqui a pouco tempo iniciaremos o contacto com vários jardins de infância para colaborarem connosco nos testes-piloto. Vamos ver se há interesse!

4 comments:

mangas said...

Força aí, Diana!!
Descobri hoje que tens um outro blog com o teu próprio nome!!
:-)
Parabéns!!
Muito fixe!!
Beijinhos

mangas said...

(o relógio deve estar maluco
ou aí é bem mais tarde do que aqui)
bjinhos

Teea said...

Oi Diana, tudo bem?
Se lembra de mim...?

Passei por aqui e adorei as novidades, o seu projeto parece bem legal, parabéns e boa sorte!

beijos,
Teea

ANTONIO MELÃO said...

Olá!
Isto aqui vai de mal a pior... se souberes de um trabalho de fotógrafo abalo tambem.
Tenho 52 anos mas ainda tenho vontade de trabalhar. Aprender finlandes é que vai ser pior... saudações - CM