June 29, 2007

Voar mais rápido



Pois é, já cá estava há mais de dois anos e visitas de amigos, népias. Até que este ano se juntou outra Diana à Diana que já cá estava! As duas Dianas deambularam pelos parques de Helsínquia, pelos jardins de Helsínquia, pela floresta em Tampere e pelas galerias de arte de Tallin. E descobriram em Linnanmäki um avanço tecnológico que poderia facilitar muito a vida à Diana que já cá estava: uma nave espacial! Esta Diana correu lá para dentro com esperança que o engenho tornasse a viagem entre Helsínquia e Lisboa muito mais rápida e confortável, mas afinal o aparelho voador só fazia viagens com retorno ao ponto de partida...

June 27, 2007

Só perde direitos quem os tem...


Desde ontem que ouço e leio várias notícias na imprensa portuguesa sobre as alterações à lei do trabalho: menos férias, mais flexibilização dos despedimentos, flexibilização do horário de trabalho, diminuição dos subsídios...

E tristemente só me dá vontade de rir da ironia: porque eu conheço quem não vai ser prejudicado por esta nova lei. Os jovens qualificados e licenciados entre 20 e 40 anos não vão sair prejudicados. Porque nós, NÓS estamos (estive) noutro regime: os recibos verdes!

Só perde férias e subsídio quem tem direito a férias. Só é despedido quem foi primeiro contratado. Só tem o seu horário flexibilizado quem tem direito a ter um horário de trabalho!

Ora os jovens entre os 20 e os 40 que estão a recibo verde, já à partida não tinham direito a nada disto, portanto... NÃO NOS AFECTA NADA!

Uma breve visita ao site do FERVE (Fartos d'Estes Recibos VErdes) mostra a dimensão desta aberração: até o Ministério do Trabalho já contrata pessoal a recibo verde! Ou outra: Sabiam que os manipuladores de bonecos do Contra-Informação também estão a recibo verde?

E a foto aqui em cima foi fanada do site do Mayday Lisboa 2007, também muito ilustrativo.

Como não há dinheiro para pagar a Flexisegurança, parte-se ao meio e fica-se só com a parte Flexi. É a loucura.

June 25, 2007

A cimeira Lusofinlandesa do chouriço, linguiça e febrinha grelhada


Com míngua de portugueses, mas com fartura de febras e linguiça grelhada, foi mesmo assim: um picnic Lusofin com portas abertas para representantes da Espanha, Checoslováquia, Finlândia e África do Sul! Só faltou o Casal Garcia para acabar de conquistar a malta.

Fez-se ainda publicidade às sopas de cavalo cansado, lembrando um idílico passado da vida rural nortenha. No final do encontro, os dois representantes da lusa comitiva distribuíram como lembrança vários lombos de porco grelhado, congratulando-se mutuamente pelo sucesso do evento.