September 24, 2006

Post-it, party-it.



A festa de lançamento do ano lectivo: comemorou-se o final do Understanding Media e Design, o módulo de 4 semanas que nos apresentou a estrutura do mestrado e as diferentes áreas de estudo. Foi também a festa de apresentação dos novos alunos aos do 2º ano. O moto foram os "post-it" (um patrocínio de 20.000 post-it, conseguidos graças à Hele!), que usámos para decorar o espaço e se tornaram num objecto de culto ao longo da noite, acabando colados por todo o lado, com mensagens simpáticas de todos!

September 10, 2006

ASEM em Helsínquia


Em Helsínquia está a decorrer o encontro Europa-Ásia (ASEM). Um grupo de activistas anarquistas organizou uma manifestação de protesto contra a exploração de que as populações asiáticas são alvo, assim como a inexistência de uma discussão sobre direitos humanos e levantando questões sobre os regimes autoritários daqueles países. Essa organização, sem filiações políticas declaradas, convocou a manifestação com um website sob o título "Smash ASEM" e prometeu alguns distúrbios no centro de Helsínquia para a tarde de 9 de Setembro, em solidariedade com os distúrbios que têm ocorrido um pouco por toda a China.

A manifestação só juntou aí umas 250 a 300 pessoas, mas o aparato policial foi surpreendente, para um país onde nunca acontece nada: 200 polícias anti-motim no local, cinco autocarros de carreira a postos (para o caso deles decidirem que o pessoal ia todo preso) e mais umas centenas de polícias na ruas vizinhas. Literalmente, eram mais os polícias que os manifestantes!

A polícia fez um cordão humano e encurralou os manifestantes entre dois edifícios mesmo antes de eles irem a algum lado, num cerco que durou 3 horas. No fim acabou por não acontecer grande coisa, que eu tivesse visto, só umas garrafas a voar pelo ar, uns empurrões à polícia aqui e ali e ninguém se magoou, mas mesmo assim foram levados para interrogatório aí umas 100 pessoas.

Eu já vi mais desacatos às sextas ou sábados à noite, devido ao álcool... mas aí ninguém chama a polícia.

ps - a foto é do jornal Helsingin Sanomat.