May 29, 2006

Naisten Kymppi 2006


Foi no dia 21 de Maio, o dia da caminhada das mulheres (naisten kymppi). Em Helsínquia reúnem-se mulheres de toda a finlândia, para fazer uma caminhada de 10 quilómetros e reunir-se para convívio.

A Adsek e alguns clientes patrocinaram a ida das empregadas que quiseram participar, a troca de alguma publicidade gratuita. Bom, para isso nós tínhamos que chamar a atenção de alguma maneira!!!

Comentário de uma turista francesa que se deparou com os milhares de mulheres em debandada pelas ruas de Helsínquia: "Ah!... Mas isto é uma organização feminista, não é?..."

May 01, 2006

Vappu revisitado



O 1º de Maio, dia da bebedeira nacional na Finlândia... embora eu continue sem perceber muito bem o propósito deste dia, o facto é que da noite de 30 de Abril para o 1º de Maio não há finlandês que se preze que não apanhe uma bebedeira do caixão à cova... hoje de manhã ainda se via alguns a dormir na rua, mas depois as coisas lá foram melhorando com o adiantar do dia. Até que por volta da hora de almoço se deu o evento tradicional de Tampere que é o mergulhar dos caloiros da universidade técnica no rio. Este ano o panorama era muito mais animador, com uns generosos 15 graus a amenizar a banhoca gelada. Uns vão ao banho, outros assistem, todos usam o chapéu de marinheiro (na verdade é o chapéu da graduação do liceu) e até há umas saunas portáteis para recuperar do baptismo. É a festa!